Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
HISTÓRIA DO MUNICÍPIO

Histórico sobre a origem da Cidade de Luiz Antônio:

(O povoado de Luiz Antônio surgiu inicialmente com o nome de Jatahy).

 

De acordo com o livro "Elementos para a História de Luiz Antônio", a data aceita como de fundação do município é o dia 13 de dezembro de 1893, quando à margem do "Estradão de São Simão", que cortava a mata virgem, ligando a cidade de São Simão ao Porto do Jatahy(em Luiz Antônio), o farmacêutico Carlos Loyola, que transitava com um carroção pelo local onde hoje fica a Praça Mário Junqueira, de repente foi acometido de cegueira total. Desesperado diante daquele infortúnio, ele fez uma promessa a Santa Luzia (a protetora dos olhos) de que se recuperasse a visão, abriria no local uma Botica, para dar suporte logístico aos viajantes que transitavam por aquela inóspita região. Conseguido o milagre, Loyola cumpriu a palavra feita à Santa e construiu a prometida

Botica, e ao seu redor foram surgindo outras casas, dando início ao povoamento.

Embora seja uma data tida como a mais provável, na verdade, há fortes indícios de que a fundação de Luiz Antônio tenha ocorrido no mínimo 17 anos antes.

Como se sabe, por ocasião da Criação da Comarca de São Simão, em 1887, o texto oficial dizia claramente que a área de jurisdição compreendia, além da cidade sede, São Simão, também as Vilas de Santa Rosa de Viterbo e Vila Jatahy (hoje Luiz Antônio). Isso significa que em 1887, já havia um povoamento na cidade, no local onde hoje está a fazenda Jatahy, e em cujas imediações ficava o porto Fluvial do Jatahy.

Transformação em cidade

O município de Luiz Antônio foi criado através da lei nº 5.121, de 31/12/1.958, que entrou em vigor em 1º de janeiro de 1.960.